moacir

O projeto Moacir III (ex Ópera Prima), a terceira e última parte de uma trilogia composta pelos documentários “Fortalezas” e “Moacir”, é contemplado pela Chamada Pública BRDE/FSA Prodecine 06.

O personagem Moacir adquiriu certa fama na Argentina, graças aos documentários que o retrataram: primeiro internado no hospital neuropsiquiátrico Borda, no caso de Fortalezas, e logo em Moacir, já fora dessa instituição, cumprindo seu sonho de gravar um disco com canções próprias, acompanhado por uma orquestra de músicos profissionais comandada por Sérgio Pángaro.

Moacir III é um longa-metragem de co-prodiução internacional entre a Miração e a produtora argentina Duermevela que anseia ser um equilíbrio discursivo entre ficção e documentário. Nele, veremos o debut de Moacir como diretor de cinema. Todas estas situações estarão intercaladas com cenas que mostrem o desenvolvimento da gestação do filme de Moacir, que se veem as internas e as tensões entre o personagem-diretor Moacir, e Tomás Lipgot, o documentarista a quem Moacir lhe conta e lhe encomenda o filme.